quinta-feira, 3 de junho de 2010

Do espetáculo A moça que casou com o Diabo



Junte toda a produção do espetáculo “A saga do Zé da Fome” mais “As comadres corcundas”, todos os conhecimentos adquiridos em quatro anos de pesquisas coletivas e individuais de Anderson Gomes, Cibele Mateus, Cris Santos, Mariana Vilela (que entrou como atriz convidada) e Patrícia Santos e acrescente a tudo isso um prazo curtíssimo para estrear, um orçamento baixo e o lema “Ninguém Dorme!!!”, lema exploradíssimo pelas Marias em seu primeiro espetáculo e dessa vez não usamos cola quente nos figurinos!!!.


Diferente d’A Saga que foi criada totalmente no espaço fechado da sala, A Moça foi criada tanto na sala fechada quanto no espaço da rua. Conceber e ensaiar na rua foi uma conquista fundamental para o grupo pois foi necessário aprender a conquistar esse espaço como lugar de ensaio (e não somente como lugar de apresentação) e aprender a interagir e trazer para o jogo cênico as pessoas que paravam para olhar.
E muitas estréias ocorreram nesse espetáculo: foi a estréia do Anderson Gomes, como mambembe e sonoplasta, a Mariana Vilela, que já tinha sido integrante do grupo como diretora, estreiou como atriz e a Cibele Mateus, teve sua estréia como diretora. Lembrando que a testemunha dessa loucura toda e que contribuiu de diversas maneiras foi a pesquisadora, atriz e diretora teatral, Daniele Pimenta, que veio como orientadora do Projeto Adhemar Guerra no qual fomos contemplados. No Adhemar Guerra inscrevemos o projeto Experimentações Urbanas, que buscava descobrir e explorar outras poéticas para o espaço da rua para além da farsa.
Assim em 09 de maio de 2009 estreou A moça que casou com o Diabo no projeto Cidade Viva - da Prefeitura de São Bernardo do Campo no Jardim Silvina. A moça é uma farsa que conta a história de uma jovem, Lera Maria, que está doida pra casar, mas sua mãe, Dona Maroca, espanta todos seus pretendentes. Num ato desesperado anuncia que casará nem que seja com o Diabo, com isso, o próprio aparece e realiza o seu desejo.
O espetáculo foi apresentado em São Bernardo (Jardim Calux, Riacho Grande e Rudge Ramos), em Diadema e São José dos Campos. O espetáculo participou da Mostra Cena Aberta (2009) na cidade de São Bernardo e da IV Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas(2009) em São Paulo.
Para entender toda o processo e a pesquisa realizada, dê uma lida em nosso projeto que estará disponível para download em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário